6/10/2016

PREMIANDO TALENTOS SOCIOAMBIENTAIS

Em cerimônia de entrega de premiações, município parceiro do Comitê Rio Tijucas se destaca na educação ambiental.

(*) William Wollinger Brenuvida

O Comitê Rios Tijucas e Biguaçu sempre é bem-vindo em Antonio Carlos/SC
Após a divulgação dos resultados dos concursos de redação e desenho, que nestas edições abordaram o tema: “Água e esgoto: qual é nossa responsabilidade?”, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas vivencia a temporada das premiações. O Município de Antônio Carlos, terra das hortaliças, foi quem abriu o calendário de premiações, na manhã desta sexta-feira, 10 de junho, no Ginásio de Esportes Verde Vale, centro da cidade, onde também se realizou o término das atividades da gincana municipal envolvendo alunos da rede municipal de ensino. O evento que teve a participação do executivo municipal representado pelo prefeito Antonio Paulo Remor, além da comunidade escolar, prestigiou o 2º lugar obtido por Letícia Pauli, aluna da professora Zuleide Besen, e da escola Núcleo de Educação Municipal Professora Verônica Guesser Pauli.

Alunos participam da gincana na semana do meio ambiente
O Município de Antônio Carlos, com uma população superior a 7 mil habitantes, pertence a região metropolitana de Florianópolis, o clima subtropical permite o cultivo de hortaliças, frutas, e também o plantio de grama que vem substituindo a pecuária de extensão. Membro mais recente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, o Município de Antônio Carlos tem como membros: a prefeitura, a Epagri, e o sindicato dos trabalhadores rurais. Está em Antônio Carlos a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caraguatá, preservando as nascentes do Rio Biguaçu.

Concursos de redação e desenho mobilizam comunidade escolar
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, por ocasião
Desenho da aluna Letícia Pauli é classificado
das comemorações do Dia Mundial da Água, realizou o 5º Concurso de Desenho e o 6º Concurso de Redação com o tema: Água e esgoto: Qual é nossa responsabilidade? A estimativa de público alcançada pelos concursos, segundo dados do IBGE (2012) são de 36.420 alunos, 1.919 docentes, e de 155 escolas de ensino fundamental, em 14 municípios da Bacia Hidrográfica. Os concursos têm por objetivo premiar desenhos e redações de estudantes de escolas das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas, Perequê, Santa Luzia, Itapema e Inferninho como forma de estimular a sensibilização e reflexão crítica sobre a preservação dos recursos hídricos. No total foram mais de 200 trabalhos inscritos, 132 desenhos, e 129 redações, em 40 escolas. O resultado final, com acompanhamento de duas comissões avaliadoras, para desenho e redação, e que definiu três vencedores para cada categoria.

A família, os professores, e o prefeito prestigiam Letícia Pauli
O Município de Antônio Carlos é representado pela aluna Letícia Pauli, do 5º ano da Escola Núcleo de Educação Municipal Professora Verônica Guesser Pauli, classificada em 2º lugar no concurso de desenho.

Premiação estimula participação socioambiental
O ato de presentear aquele que, por mérito ou dedicação, reúne esforços para preservar o meio ambiente, e ainda desenvolve os estudos é muito importante para a formação do caráter, e manifestação da prática coletiva. Assim, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, que este ano passa a ser denominado Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e Bacias Contíguas, cumpre seu papel fortalecimento da política de recursos hídricos em Santa Catarina.

Na abertura das premiações, destacamos a presença de: Antonio Paulo Remor,
Professores são homenageados
prefeito municipal; Adelino Bonifácio Kretzer, vice-prefeito; Idineia Carla Bioeu, secretária municipal da Educação; Nilzete Decker Koch, diretora da escola Professora Verônica Guesser Pauli; Bruna Nau, técnica pedagógica; Melissa Raupp, chefe de gabinete; Euclides Kerntopf, assessor de imprensa; bem como de Isolete Terezinha Wilwert Roussenq, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento; de Paulo Valadares, da Vonpar refrescos; e José Leal Silva Junior, secretário executivo do Comitê Rio Tijucas. Na equipe técnica do Comitê Rio Tijucas: Aline Luiza Tomazi, bióloga e mestre em Ecologia; Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura; e William Wollinger Brenuvida, jornalista.

Professora Bruna Nau, técnica pedagógica
O município de Antônio Carlos realizou duas importantes atividades no âmbito do Comitê Rio Tijucas: A 42ª Assembleia Ordinária; e um curso de capacitação: prática e procedimento. A diretoria, a equipe técnica, e os 55 membros do comitê rio tijucas agradecem, sempre, a acolhida do município de Antônio Carlos, terra das hortaliças.

_________________________________________
(*) William Wollinger Brenuvida é jornalista (5177/SC). Assessor de Comunicação do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rios Tijucas e Biguaçu, e Bacias Contíguas. Secretário Municipal de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos/SC. Publicou entre outros livros, “7 contos da resistência”.
Local: Antônio Carlos - MG, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Boletim Informativo. Assine:

Nome : E-Mail:

contador de visitas

A mais lida

Categorias

3º Seminário da Mata Ciliar Abel Capella ACAT Aegea água Água Vida Alesc Aline Luiza Tomazi Antônio Carlos-SC APA Artigo científico Assembleia Assembleia Legislativa de Santa Catarina Bacia Hidrográfica Baía de Tijucas Banco do Brasil Banco Mundial Biguaçu BIRD Boas Práticas Bombinhas Brusque Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Campos Novos-SC Canelinha Canoas bordadas Canto dos Ganchos Capacitação Casan Certificação Social CNBB Comitê Cubatão Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Comitê Rio Camboriú Comitê Rio Cubatão Comitê Rio Tijucas Comitê Tijucas Biguaçu Comitês Comitês de bacias Comunidade escolar Concurso de desenho e redação contratação de jornalista Deputado Estadual Pe. Pedro Baldissera Dia do Rio Tijucas Dia Mundial da Água Documentário; vídeo-documentário; Famabi; Vereadores-mirins Edital Elisabete Anderle elasmobrânquios Eletrosul Embrapa Encob 2016 entidade delegatária Estado de Santa Catarina FAMAP FAO Fapesc Feira de Ciências Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) Governador Celso Ramos GTEA ICMbio Informar Instituto Çarakura Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio) Instituto Linha D'Água Jornal Notícias do Dia Jornal Razão de Tijucas Jornalista Labitel Lages Limpeza de praia Limpeza de Rio; Antonio Carlos-SC; Comitê Tijucas Biguaçu; Escotismo; Escoteiros Maratona Fotográfica Mês da Água MMA Nova Trento Oficina de produção de mudas nativas ONU Pacto da Mata Ciliar Palmas pesca Plano de bacias Porto Belo Processo seletivo Projeto Boa Praça Projeto BUNGE Natureza Projeto Informar Rádio Super FM Rádio Transamérica FM Rádio Vale Tijucas Rancho Queimado Rebio do Arvoredo Repasse Reunião consultiva Rio Tijucas Salas Verdes Samae Tijucas São João Batista SDS Semana do Meio Ambiente Sensibilização ambiental Sulcatarinense Tijucas-SC. Transposição do Rio Tijucas tubarões e raias UFSC Univali limpando o mundo 2016 Vida Nova VIP SOCIAL Zé Paiva Zonas riparias
Copyright © Blog Comitê Rio Tijucas-Biguaçu
Adaptado por MM/Comunicação